Nome: Eduardo Torres
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Residência atual: Campinas (SP)
Profissão: Músico/Pianista/Professor de Piano
Idade: 35 anos
Amante da música e eterno estudante!
Doutor em música - UFRJ (2024)
Mestre em Música - UFRJ (2017)
Bacharel em Piano - UFRJ (2014)
Curso básico de Música - E.M.V.L - Rio de Janeiro (2007)
Iniciei minha formação musical no ano de 1998 como solista do coro infantil do Colégio Pedro II (RJ). No ano 2000, ingressei na escola de música Villa-Lobos, tradicional instituição de ensino localizada no centro do Rio de Janeiro. Nesta escola, tive a oportunidade de construir minha formação básica no piano, mas também me dediquei ao violão clássico e aos instrumentos de percussão. Desde então, nunca deixei de me aprimorar. Além de consolidar a minha formação musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também tive a oportunidade de complementar meus estudos participando de festivais de música, masterclasses, entre outros.
Comecei a dar aulas particulares de piano no ano de 2007, atividade que mantenho deste então. Paralelamente, também trabalhei como professor em escolas livres de música, no Rio de Janeiro, como professor substituto em um curso de profissionalização tecnológica ligado à música, e por um breve período, em um projeto de música ligado à prefeitura do Rio de Janeiro. Considerando apenas as aulas particulares, acumulo em minha bagagem cerca de 2500 horas de aulas com mais de 150 alunos atendidos. Atualmente, me dedico integralmente às aulas particulares.
Além disso, como pianista, já atuei no mercado de casamentos, acompanhei outros músicos, fiz música incidental para o teatro, trilha de sonora de curtas-metragens, arranjos sob encomenda, entre outros trabalhos.
Realizo, eventualmente, recitais de piano, tendo passagens por cidades como Rio de Janeiro, Petrópolis e Juiz de Fora.
Apesar de não me dedicar ao canto, sempre mantive, também, o contato com o canto coral, me apresentando inúmeras vezes com diferentes coros por quase 20 anos.
No campo da pesquisa, desde 2013 me dedico aos estudos no campo da cognição musical, tratando de temas como atenção, memória e motivação, e ao ensino do piano. Tive a oportunidade de apresentar os resultados de minhas pesquisas em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, e de publicá-los em anais de eventos, artigos e periódicos. Também colaborei com a publicação de dois livros ligados à área de musicologia.
Além disso, trabalhei como monitor pedagógico na área de artes pelo consórcio de universidades do CEDERJ (2019), e como coordenador de catalogação e catalogador de partituras, discos e outros documentos textuais no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (2011-2014).